A cirurgia minimamente invasiva está redefinindo o campo da cirurgia. Este termo é utilizado para descrever cirurgias realizadas por videolaparoscopia (cirurgia através de incisões muito pequenas variando de 3 a 10 mm) e por endoscopia (procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados sem a necessidade de incisões abdominais).

Portais Cirurgia Minimamente Invasiva

Na cirurgia convencional (aberta), o cirurgião precisa fazer incisões grandes no abdômen para conseguir realizar a operação. Com a cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia) estes procedimentos são realizados através alguns pequenos cortes, geralmente menores do que 0,5 cm. O cirurgião então insere instrumentos finos especialmente projetados e um equipamento de vídeo sofisticado para realizar a operação através destas pequenas aberturas.

Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva são:

  • Menor dor no pós-operatório
  • Menor lesão tecidual
  • Melhor resultado estético
  • Período de internação mais curto
  • Menor perda sanguínea
  • Rápido retorno às atividades diárias

Seu caso pode ser tratado por Cirurgia Minimamente Invasiva?

Na Gastroclínica Cascavel, indicamos e realizamos cirurgias minimamente invasivas sempre que possível. Alguns procedimentos e cirurgias podem não ser indicados no seu caso. Nossa equipe avalia profundamente cada caso e em conjunto com o paciente decide qual a melhor abordagem para a doença.

Realizamos os seguintes procedimentos minimamente invasivos:

Apendicectomia

A retirada do apêndice é geralmente realizada quando o paciente apresenta apendicite ou inflamação do apêndice. Na grande maioria das vezes realizamos este procedimento por videolaparoscopia. Esta abordagem permite uma avaliação de toda a cavidade abdominal, através de pequenas incisões, para confirmar o diagnóstico e excluir outros problemas. Como são utilizadas apenas incisões muito pequenas o resultado estético após a cirurgia é excelente.

Retirada da vesícula biliar – Colecistectomia

Os problemas na vesícula biliar são geralmente causados pela presença de cálculos biliares (pedras). Os sintomas podem variar de dor, náuseas, vômitos até icterícia (amarelão nos olhos e pele) e inflamação aguda do pâncreas. Quando isso ocorre, a remoção da vesícula e dos cálculos biliares é recomendada. Este procedimento geralmente é realizado através de videolaparoscopia. Além da retirada da vesícula por videolaparoscopia oferecemos técnicas de mini e micro colecistectomia – cirurgia realizada com instrumentos mais finos que o habitual, através de incisões de 3 mm em número reduzido, proporcionando um ótimo resultado estético.
Nos casos onde os cálculos da vesícula migram para o canal biliar (coledocolitíase), evoluindo com icterícia e inflamação do pâncreas, realizamos a remoção destes cálculos através da endoscopia, utilizando a colangiografia endoscópica retrógrada.

Correção de Hérnias Inguinais e Incisionais

Nosso cirurgiões regularmente realizam correções de hérnias inguinais e incisionais com técnicas minimamente invasivas.

Cirurgia Pancreática

Oferecemos aos nossos pacientes cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia) para determinados tipos de problemas pancreáticos, como tumores neuroendócrinos, neoplasias císticas do pâncreas e pseudocistos pancreáticos. No caso de grandes pseudocistos sintomáticos, damos preferência à drenagem endoscópica, procedimento realizado sem a necessidade de incisões abdominais.

Cirurgia Hepática

Realizamos tratamento minimamente invasivo (hepatectomia videolaparoscópica) para casos selecionados de tumores hepáticos (metástase de tumores coloretais e hepatocarcinoma) e no tratamento de grandes cistos do fígado.

Remoção do Baço – Esplenectomia

Certas doenças do baço podem resultar em uma perigosa redução do número de plaquetas e células vermelhas (anemia) em circulação. Se medicamentos não conseguirem tratar o problema, a remoção do baço (esplenectomia) é indicada. Na Gastroclínica Cascavel, geralmente realizamos este procedimente através de videolaparoscopia.

Ressecções do Cólon e Reto (Intestino Grosso) – Colectomias

Os cirurgiões da Gastroclínica Cascavel com frequência tratam uma grande variedade de doenças colorretais através de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Realizamos todos os tipos de ressecções do intestino grosso por videolaparoscopia (retossigmoidectomia) colectomia segmentar, colectomia direita, esquerda e colectomia total). Através de técnicas minimamente invasivas estamos aptos a tratar desde o câncer do cólon e reto, até doença inflamatória intestinal, doença diverticular e endometriose com acometimento intestinal.

Comentários no Facebook