Gastroclínica

Serviços Médicos

Utilize o menu a esquerda e conheça nossos serviços médicos.

Psicologia

PSICÓLOGO – SERVIÇO DE OBESIDADE –  CENTRO MÉDICO GASTROCLÍNICA

Psicologia Bariátrica e Acompanhamento Pré e Pós Colocação do

Balão Intragástrico

O psicólogo tem como lema do atendimento psicológico, acolher, ouvir, intervir e comemorar com o paciente.

O psicólogo precisa ajudar o paciente a conhecer-se e compreender-se melhor e também a aderir ativamente às recomendações médicas, envolvendo-o e tornando-lhe responsável pela criação de uma nova identidade no processo de emagrecimento, possibilitando uma reestruturação emocional e um aprendizado para desenvolver recursos, para lidar com suas dificuldades emocionais geradoras de ansiedade. Além de orientar, informar e dar apoio ao paciente antes e durante o processo de emagrecimento.

A OBESIDADE É UMA DOENÇA QUE AFETA A CONDIÇÃO FISICA DO PACIENTE PREJUDICANDO SUA MENTE, ALTERANDO SUA AUTOESTIMA, IMAGEM CORPORAL, RELAÇÕES PESSOAIS E EXPECTATIVA DE VIDA. O AMOR POR SI MESMO FICA DIMINUIDO. (BALTAZAR)

Nossos pacientes são pessoas que lutam contra o sobrepeso e obesidade há muito tempo, logo estão cansados de tantas dietas e insucessos. Buscam uma ajuda para chegarem ao seu objetivo e junto a isso vem todo um processo de mudança comportamental onde o paciente precisa estar consciente de que ele é o foco e precisa seguir as orientações à risca, por isso precisa estar motivado e desejar muito essa mudança. 

Essa mudança é individual, onde precisa reconhecer a sua dinâmica, seus erros alimentares, sua relação com a comida e o que ela representa para cada um. Se existir transtornos alimentares precisam ser tratados. É fundamental o apoio familiar nesse processo onde as mudanças deverão acontecer, é necessário prevenir os boicotes e autoboicotes.

Entre os problemas emocionais associados ao ganho de peso, podemos citar: ansiedade, dificuldades afetivas, dificuldades sociais e sexuais, de relacionamento, timidez, baixa capacidade de habilidades sociais, baixa assertividade, transtorno de humor (depressão, distimia, transtorno bipolar) excesso de preocupações, alteração da imagem corporal.

Na avaliação e no acompanhamento psicológico serão trabalhadas as causas da obesidade, os motivos de ter escolhido tal tratamento para emagrecer e mudança de hábitos.

Serão abordadas questões relacionadas ao ganho de peso, saúde física e psicológica, comprometimento do paciente ao tratamento, história de vida e familiar, hábitos adquiridos e criação de novos hábitos para emagrecer e manter o peso, características subjetivas que ajudam e atrapalham neste processo, a real vontade de emagrecer e os motivos, valores, perdas e ganhos, pensamentos e crenças, qualidade de vida e autoestima, relação entre emoção, comida, afeto e família.

No tratamento com o Balão Intragástrico é imprescindível a continuidade do acompanhamento psicológico para a manutenção do peso, pois alguns hábitos podem ser retomados aos poucos sem que o paciente perceba.O tratamento adequado não envolve somente a redução de peso, trata-se de uma mudança de comportamento que deve ocorrer de dentro para fora. Consiste na FIRME DISPOSIÇÃO DE MODIFICAR O ESTILO DE VIDA.

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

  • Conhecer e investigar o motivo da decisão do paciente pela cirurgia, entrevistando, orientando e preparando o paciente para o procedimento cirúrgico. Realizar levantamento de dados históricos pessoais e familiares, avaliações e orientações psicoeducativas. Elaboração e entrega do laudo psicológico.
  • Participar da reunião pré-bariátrica multidisciplinar para esclarecer sobre o papel do psicólogo na cirurgia bariátrica. 
  • Participar junto à equipe multidisciplinar das reuniões grupais pós-bariátricas realizadas uma vez por mês na segunda segunda-feira de cada mês, das 18 horas às 19 horas no auditório do Centro Médico Gastroclínica, a fim de dar apoio ao processo emocional do paciente no pós-operatório.
  • O acompanhamento será realizado através de um programa de atendimento psicológico desenvolvido para atender pacientes de cirurgia bariátrica do Centro Médico Gastroclínica. 
  • O atendimento pré-operatório é composto por uma consulta de avaliação psicológica. Nesta consulta, caso identificado à necessidade de acompanhamento complementar será agendado um número maior de consultas.
  • Na semana que antecede a data da cirurgia é realizado um retorno para orientação e esclarecimento de dúvidas.  
  • No pós-operatório o paciente terá um retorno entre 7 a 10 dias. Além do retorno, disponibiliza-se mensalmente Grupo Multidisciplinar de Apoio ao Paciente Bariátrico Gastroclínica Cascavel, dando suporte vitalício ao paciente. 

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO II

PRÉ-OPERATÓRIO

O psicólogo deverá: 

  • Levantar antecedentes psíquicos pessoais e familiares; 
  • Identificar os traumas, motivações, expectativas, hábitos de vida e estado emocional; 
  • Verificar o uso de drogas ilícitas e álcool associados à obesidade; 
  • Verificar doenças emocionais e histórico psiquiátrico; 
  • Avaliar se o paciente encontra-se lúcido, orientado e com a devida condição psicológica para fazer os enfrentamentos necessários para a realização da cirurgia;  
  • Aplicar testes psicológicos se necessário, 
  • Trabalhar a autoestima e autoimagem do paciente, a fim de aumentar sua segurança emocional; 
  • Conscientizar e promover conhecimento da dinâmica emocional do paciente, em busca de mudanças;
  • Buscar o aprendizado, através da vivência emocional e do pensar magro;
  • Traçar metas reais (evitar criar metas impossíveis); 
  • Promover autoconhecimento dos hábitos e erros alimentares; 
  • Identificar transtornos alimentares a fim de prevenir sofrimentos psíquicos no pós-operatório a curto, médio e longo prazo;
  • Conscientizar o paciente e o acompanhante/cuidador das dificuldades e das responsabilidades frente ao tratamento da obesidade;
  • Encaminhar o paciente para médico psiquiatra se necessário;
  • Fazer e entregar laudo psicológico;
  • Orientar o paciente a aderir ao Grupo Multidisciplinar de Apoio ao paciente bariátrico Gastroclínica Cascavel;
  • Marcar retorno psicológico para uma semana antes da cirurgia bariátrica, para as orientações necessárias e alivio da ansiedade.

PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

  • Atendimento hospitalar em casos de intercorrências psicológicas.

PÓS-OPERATÓRIO

  • Retorno psicológico no período entre 7 a 10 dias de pós-operatório, onde o psicólogo reavalia o estado emocional, transtornos alimentares e sintomas psicológicos que possam interferir nos resultados do processo e orienta o acompanhante/cuidador conforme individualidade do paciente.

PÓS-OPERATÓRIO TARDIO

  • Caso o paciente apresente problemas ao longo do seu processo de tratamento, como mudanças emocionais, comportamentais ou na recidiva de peso, a equipe multidisciplinar o reencaminha para acompanhamento psicológico a fim de trabalhar o equilíbrio emocional.
  • Reuniões pós-operatórias mensais (Grupo Multidisciplinar de Apoio ao Paciente Bariátrico Gastroclínica Cascavel):

O psicólogo tem por objetivo intervir nas dificuldades emocionais enfrentadas e apoiar o tratamento, uma vez que a obesidade é uma doença crônica, conscientizando o paciente e acompanhante/cuidador das responsabilidades e da necessidade de mudanças comportamentais a serem trabalhadas a curto, médio e longo prazo.

  • Desde 26 de abril de 2001, o Ministério da Saúde, através da Portaria 628/GM, regulamentou que o psicólogo iria compor a equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Atualmente, equipes de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica reconhecem a importância do tratamento psicológico prévio e posterior à abordagem cirúrgica.