Gastroclínica

Serviços Médicos

Utilize o menu a esquerda e conheça nossos serviços médicos.

Ginecologia

A Ginecologia é a especialidade médica que atua nos cuidados com a saúde da mulher em todas as fases da vida. Tem uma forte atuação na prevenção e detecção precoce de doenças da mulher, tanto dos órgãos do trato genital e urinário, como tambem de outros sistemas, atuando juntamente com colegas de outras especialidades, como clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, entre outros. Atua também no tratamento das doenças do sistema reprodutivo (vulva, vagina, útero e colo do útero, trompas, ovários) e sistema urinário baixo (bexiga e uretra). Desde a infância e adolescência, o ginecologista já pode atuar educando acerca das mudanças no corpo que vão surgir na puberdade, orientando sobre a natureza dos ciclos menstruais e detectando possíveis sintomas e queixas que surgem nessa fase. Progressivamente, vai surgindo a necessidade de se abordar cuidados com a contracepção, planejamento familiar e práticas sexuais seguras; além disso, inúmeras situações clínicas frequentes tornam-se motivos para a mulher procurar uma consulta ginecológica, tais como sensação de dor ou desconforto vaginal, corrimentos vaginais, lesões ou feridas vulvares, distúrbios da menstruação (tais como sangramento excessivo ou muito irregular), dores pélvicas (às vezes acompanhando a menstruação, outras vezes independente dela),  queixas sexuais, dificuldade para engravidar, entre outras. 

Dentre as diversas situações clínicas abordadas pelos ginecologistas na clínica, destaca-se a atuação nos cuidados com o assoalho pélvico, em que ginecologia, coloproctologia e fisioterapia atuam em conjunto para avaliar e tratar queixas comuns, que frequentemente surgem com o passar dos anos, especialmente em mulheres que já tiveram seus filhos, tais como: dificuldade para controlar a urina, fezes ou gases (com escapes ou com necessidade de estar sempre correndo até o banheiro), prolapso genital (sensação de abaulamento ou de uma massa saindo pela vagina), dificuldade para urinar ou para evacuar, dificuldade para ter relação sexual devido a dor ou sensação de obstrução vaginal, entre outras queixas.

Já a Obstetrícia refere-se à atuação nos cuidados com o desenvolvimento da gravidez, e é responsável pelo acompanhamento e supervisão da saúde da gestante e do bebê em desenvolvimento. Atua através das consultas preventivas de pré-natal, em que são feitos rastreios para doenças que podem interferir com o desenvolvimento da gravidez, acompanha-se o crescimento fetal e as mudanças no corpo da mãe, e é realizada a detecção de situações anormais que podem surgir (como pré-eclampsia e diabetes gestacional); além disso, o obstetra vai atuar na assistência à mãe durante o nascimento do bebê, seja através do parto normal ou da cesareana.