Gastroclínica

Centros de referência

Utilize o menu a esquerda e conheça nossos serviços médicos.

Tratamento do Sobrepeso e Obesidade

 

Nós oferecemos soluções para a perda de peso personalizada para cada paciente

Se você está com dificuldade para controlar o peso, você não está sozinho. Mais da metade dos brasileiros apresenta sobrepeso e obesidade e muitos ainda sofrem com outras doenças associadas ao excesso de peso como o diabetes, hipertensão e problemas de sono.

A maioria dos pacientes já tentou dietas e programas de atividade física com pouco ou nenhum sucesso. Além disso, a grande quantidade de informações na internet e a variedade de métodos disponíveis, confundem o paciente, que acaba não sabendo por onde começar. 

A Gastroclínica Cascavel é reconhecida pelo seu programa de perda de peso. Nossa equipe é composta por cirurgiões, endoscopistas, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, oferecendo uma abordagem multidisciplinar integrativa em todas as fases do tratamento. Estamos comprometidos em te ajudar a atingir um peso saudável!

 

 

Tratamento Clínico da Obesidade

Um controle duradouro do sobrepeso e obesidade está fundamentado na manutenção de um estilo de vida saudável. Nossa equipe multidisciplinar conta com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas e educadores físicos que poderão ajudá-lo na luta contra o excesso de peso através de um acompanhamento personalizado, focando nas particularidades e dificuldades de cada paciente. 

 

Equipe multidisciplinar 

A obesidade é multifatorial e para ter sucesso em longo prazo no seu controle, é fundamental que todos os fatores envolvidos sejam observados e tratados.  Por isso, contamos com uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos especializados no tratamento do sobrepeso e obesidade.  O acompanhamento com equipe multidisciplinar tem papel importante em todas as fases do tratamento, e também pode ser indicado como única terapia em casos de sobrepeso e obesidade leve. 

 

Tratamento medicamentoso da obesidade

O tratamento com remédios auxilia na perda e ajuda a controlar o ganho de peso. Existem várias opções de tratamento como redutores da absorção das gorduras, medicações que reduzem a fome, antidepressivos, ansiolíticos e medicações que atuam nos hormônios intestinais levando ao aumento da saciedade.  Cada tratamento possui vantagens e desvantagens, por isso deve ser discutido com seu médico.  

A mudança de estilo de vida é essencial, portanto o acompanhamento com equipe multidisciplinar, com endocrinologista, nutricionista, psicólogo e educador físico, deve estar sempre associado a todos os tratamentos da obesidade. 

Nós podemos te ajudar! Fale com um de nossos especialistas!

 

Medicina Integrativa

A medicina integrativa é utilizada em conjunto com a medicina convencional e propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Coloca o paciente como ator principal no processo, deixando de apenas receber passivamente o tratamento para uma doença e passando a participar ativamente da própria saúde.  Nesta parceria a medicina integrativa reúne profissionais de diversas áreas e formações associando os conhecimentos das medicinas tradicionais com as práticas meditativas, técnicas de respiração, relaxamento, acupuntura, dietéticas, atenção plena, uso de fitoterápicos, sempre baseados em evidências científicas em relação à segurança e eficácia.

 

Tratamento da Obesidade e Sobrepeso por Endoscopia

 

Pacientes com sobrepeso, obesidade leve ou mesmo pacientes com indicação de cirurgia bariátrica que não queiram ainda realizar o procedimento cirúrgico, podem se beneficiar do tratamento endoscópico da obesidade. As terapias endoscópicas são técnicas minimamente invasivas que não necessitam de cirurgia e que podem ajudar muito no controle e redução do excesso de peso. 

 

Balão intragástrico

O Balão Intragástrico é um tratamento endoscópico, que proporciona um preenchimento parcial do estômago causando sensação de saciedade precoce. Esta sensação auxilia os pacientes a ingerirem uma menor quantidade de alimentos facilitando a mudança dos hábitos alimentares.  É um dispositivo de uso temporário e apresenta melhores resultados em longo prazo quando associado ao acompanhamento multidisciplinar. 

 

Endossutura gástrica

A Endossutura Gástrica, também conhecida como Gastroplastia Endoscópica, é um procedimento realizado totalmente por endoscopia que auxilia na perda de peso. O procedimento é realizado através de um dispositivo chamado ‘Overstitch’ que permite realizar uma costura na parte interna do estômago, reduzindo o seu tamanho. A perda de peso acontece porque com o tamanho do estômago reduzido e com o seu esvaziamento lentificado, o paciente se sente satisfeito com uma menor quantidade de alimentos e mantém esta saciedade por um tempo mais prolongado.

 

Cirurgia Bariátrica

A Gastroclínica Cascavel realiza procedimentos cirúrgicos para perda de peso há mais de 20 anos, fato que garante uma grande experiência na área. Nossa equipe multidisciplinar está capacitada para oferecer o que há de mais avançado no tratamento cirúrgico da obesidade. Os cirurgiões da Gastroclínica Cascavel são especializados em técnicas minimamente invasivas (videolaparoscopia) e realizam os seguintes procedimentos cirúrgicos para o tratamento da obesidade:

 

Gastroplastia com derivação em Y de Roux (Bypass Gástrico –  Capella)

Nesta técnica é realizada redução do estômago e desvio do intestino. O paciente perde em média 30 a 40% do peso inicial. 

 

Gastrectomia vertical (Sleeve Gastrectomy) 

Realizada apenas a redução do estômago sem alteração no intestino.

 

Cirurgia Bariátrica Revisional 

As indicações mais comuns da cirurgia revisional são reganho de peso, excesso de perda de peso, má adaptação à técnica utilizada, anemia, aderências, hérnias internas e retorno de diabetes tipo 2. A escolha da nova abordagem dependerá de cada caso e será detalhadamente avaliada pela nossa equipe de especialistas.

As vantagens da técnica minimamente invasiva (videolaparoscopia) sobre a técnica tradicional (aberta), são menor dor no pós-operatório, menor índice de complicações na ferida operatória, melhor resultado estético, período de internação mais curto e retorno mais rápido às atividades diárias.

 

Tratamento do Reganho de Peso após Cirurgia Bariátrica

A obesidade é uma doença crônica e incurável.  Mesmo após terapias endoscópicas ou cirúrgicas, o reganho de peso pode ocorrer. Para estes casos dispomos de várias opções de tratamento clínico, endoscópico e cirúrgico dependendo do tipo de procedimento realizado e da porcentagem de reganho de peso.

 

Acompanhamento clínico pós-operatório 

O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar, sendo que pode incluir intervenções não medicamentosas e medicamentosas. A mudança de estilo de vida é essencial, portanto o acompanhamento multidisciplinar deve estar sempre associado a todos os tipos de tratamentos para obesidade.

 

Tratamento medicamentoso para evitar o reganho

Os medicamentos associados a um estilo de vida mais saudável podem ajudar o paciente a parar de reganhar peso e também ajudar a perder o peso readquirido, após a cirurgia. Nossos especialistas podem avaliar qual a melhor opção para o seu caso. 

 

Terapias endoscópicas para tratamento do reganho de peso

Este procedimento é indicado para pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica e estão novamente ganhando peso. O reganho de peso após a cirurgia bariátrica é multifatorial, mas algumas vezes, pode estar associado ou sendo intensificado pelo aumento de diâmetro da anastomose do estômago com intestino.  Nestes casos, existem terapias endoscópicas minimamente invasivas como o Plasma de Argônio ou a Sutura Endoscópica que podem ser aplicadas.  Para saber se o seu caso pode ser tratado através destas técnicas, é importante consultar um de nossos especialistas. 

 

Cirurgiões Bariátricos 

Endoscopistas Bariátricos

Endocrinologista

Equipe Multidisciplinar