Gastroclínica

Centros de referência

Utilize o menu a esquerda e conheça nossos serviços médicos.

Doença Inflamatória Intestinal

O QUE SÃO AS DII?

São doenças crônicas que resultam de uma inflamação do aparelho digestivo, principalmente o intestino delgado e o intestino grosso, não relacionadas às infecções. 

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Ainda não se sabe exatamente qual a causa deste problema, mas algumas pistas já foram identificadas como fatores causais: a mutação de alguns genes (genético), um excesso de limpeza (países desenvolvidos), aumento da permeabilidade intestinal e alteração da microbiota intestinal. 

QUAIS OS TIPOS DE DII?

Existem 2 tipos: a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. 

A retocolite acomete predominantemente o reto e o cólon esquerdo (intestino grosso localizado do lado esquerdo) provocando inflamação, edemas, erosões e principalmente úlceras nas paredes intestinais mais finas.

 A doença de Crohn não possui causas definidas e é autoimune, ao invés de combater micro-organismos invasores, se volta contra o próprio corpo, atingindo com maior frequência, a parte final do intestino delgado e o cólon, mas em casos não tão comuns pode ser encontrada ao longo do trato digestório, desde a garganta até o intestino grosso.

A doença de Crohn é considerada uma síndrome crônica, ou seja, não possui cura definitiva, porém isso não significa que o paciente diagnosticado com a doença terá uma qualidade de vida inferior a de outras pessoas, apenas que deverá seguir o tratamento prescrito por seu médico para que os problemas ocasionados pela doença diminuam. 

QUAIS OS SINTOMAS?

A retocolite ulcerativa apresenta sintomas como sangramento, dor anal, urgência evacuatória e tenesmo ou puxos (quando a pessoa vai várias vezes ao banheiro, mas não consegue evacuar nada ou evacua apenas sangue ou muco). A doença de Crohn apresenta quadro de diarreia, associado frequentemente a cólicas abdominais, mais raramente sangramento, podendo apresentar também febre baixa e perda de peso inexplicável. 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é realizado por um conjunto de fatores: uma avaliação médica no qual é realizado a suspeita clínica, sendo muitas vezes necessário um exame de imagem para identificar ou descartar a doença. O exame padrão ouro é a colonoscopia, que permite a visualização da lesão e também a realização de biopsias para confirmar qual o tipo de doença. 

QUAL TRATAMENTO É INDICADO?

O tratamento na maioria das vezes é clinico, com medicações específicas para a doença. Deve ser acompanhado por um especialista, pois frequentemente a doença ė de difícil controle no início. O objetivo do tratamento, além de promover a melhora dos sintomas do paciente, é combater a inflamação por completo, pois isso minimiza quadros de recidiva, necessidade de internações hospitalares e diminui significativamente os índices de cirurgia e câncer intestinal.

 POR QUE TRATAR AS DII?

Quando não tratadas, podem causar complicações, algumas vezes muito graves. Algumas das complicações podem resultar em anemia, estreitamento e até fechamento da luz intestinal, fístulas (perfurações) que podem ser intestinais ou anais e evolução para câncer, que apesar de raro, podem ocorrer.

 

 

A Gastroclínica Cascavel se dedica em melhorar a saúde e a qualidade de vida de pessoas que sofrem com as doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.  

Nossa equipe multidisciplinar tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças inflamatórias intestinais. Tratamos desde as formas leves até as formas severas da doença.

Como um centro de referência regional, nacional e internacional, nossos especialistas estão habituados a trabalhar em conjunto com os médicos que assistem o paciente em sua cidade de origem, para fornecer um diagnóstico acurado e um tratamento otimizado. 

Se você ou um de seus familiares sofrem de doença inflamatória intestinal, agende uma consulta no Centro Especializado em Doença Inflamatória Intestinal da Gastroclínica Cascavel!