Soluço e refluxo: como evitar e tratar
Soluço
O soluço é um reflexo e ocorre por causa da contratura involuntária ou espasmo do diafragma, músculo que separa o pulmão do abdômen. Sempre que o estômago se distende muito, o soluço pode aparecer. Os bebês são os mais atingidos. Em geral, o soluço é transitório, benigno e autolimitado, ou seja, desaparece do mesmo jeito que aparece, espontaneamente.
Algumas dicas podem ajudar a evitar as crises de soluço, como respirar com um saco na boca e nariz, parar de respirar por alguns instantes. Em caso de soluço persistente, o ideal é procurar um médico para investigar se existe alguma doença causadora do sintoma.
Refluxo
Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Fabio Atui, o refluxo acontece quando os fatores favoráveis ao problema ultrapassam os não favoráveis. Entre os sintomas clássicos estão o arroto, queimação na garganta e estômago, azia, má digestão, sensação de empachamento e dor de estômago.
Obesidade, gravidez, tendência genética, alimentos muito gordurosos, comer e dormir logo em seguida, café, cigarro, abuso de álcool podem favorecer o refluxo. Omeprazol, antiácido, sal de frutas, procinético e alginato são medicamentos que podem ajudar quem tem refluxo.
O tratamento do refluxo é feito com mudança de hábito alimentar, remédios e, às vezes, cirurgia. É importante evitar alimentos muito condimentados, frituras, gorduras, alimentos muito ácidos e bebidas gaseificadas. Coma sempre pelo menos duas horas antes de deitar e evite a ingestão de líquidos antes das refeições para não distender o estômago.
Fonte: G1/Imagem: Reprodução Internet