Qual a função do exame de Manometria Esofágica?
Manometria esofágica é o exame que avalia o funcionamento do esôfago (órgão que faz o transporte dos alimentos da boca até o estômago) através da medição da pressão das contrações musculares no interior do órgão. Através deste exame é possível avaliar o peristaltismo esofágico (contrações musculares coordenadas que fazem a progressão do bolo alimentar) e suas alterações.
O estudo manométrico do esôfago avalia 3 pontos principais: a pressão do esfíncter esofágico superior, as contrações e peristaltismo do corpo do esôfago e pressões do esfíncter esofágico inferior. A avaliação da intensidade e coordenação destas pressões permite o diagnóstico de várias doenças, como por exemplo o refluxo gastro esofágico, acalásia (megaesôfago), espasmos esofagianos entre outros.
Quando a manometria é indicada?
A manometria é indicada para avaliar diversos distúrbios da motilidade esofágica, entre eles:
* Fazer ou confirmar o diagnóstico de condições associadas ou preditivas de complicações da Doença do Refluxo Gastro Esofágico (DRGE)
* Avaliação da função esofágica no pré operatório de cirurgias anti-refluxo
* Identificar alterações na coordenação e intensidade das contrações esofágicas em pacientes com dificuldade ou dor para engolir
* Pacientes com episódios súbitos de dor torácica onde a causa cardíaca já foi afastada (espasmo do esôfago).
* Confirmar o diagnóstico de acalásia (megaesôfago) em pacientes que conseguem engolir o alimento porém ele fica parado no final do esôfago.
* Detectar alterações motoras do esôfago associadas a doenças sistêmicas
* Posicionar os sensores intra-esofágicos para realização de exame de Phmetria esofágica.
Preparo para o exame
- Na noite antes do exame, não comer ou beber depois da meia-noite e até que o final do procedimento
- Medicamentos que precisam ser tomados regularmente, tais como para hipertensão arterial ou medicação para o coração, podem ser tomados com poucos goles de água pela manhã.
- Se o paciente tem diabetes, ao não fazer o desjejum, pode afetar sua necessidade de medicação antidiabética. Geralmente metade da dose habitual de medicação é tomada pela manhã. Isto deve ser revisto com o seu médico ou profissional de saúde.
- Medicamentos que não são essenciais não devem ser tomados no dia do exame até depois dele concluído. Estes medicamentos incluem: Analgésicos em geral, Sedativos ou tranquilizantes; Antiespasmódicos, antieméticos ou procinéticos. Na dúvida pergunte ao seu médico com quem fará o fará o exame.
Como o exame é realizado?
Este exame não necessita de sedação, dura em torno de 30 minutos e não é doloroso. Um fino cateter é introduzido pela boca ou pelo nariz até o estômago. Este tubo permite a avaliação da pressão das contrações esofágicas em várias regiões do órgão. Na sua extremidade externa é acoplado um medidor de pressão ligado a um computador que registra em gráficos todos os valores obtidos . O tubo é movimentado lentamente pelo esôfago registrando a pressão de repouso e durante as deglutições (o paciente toma pequenos goles de água durante o procedimento).
Após o exame o cateter é retirado.