Dr. Gustavo participa de 1º Congresso sobre Doença Inflamatória Intestinal no Brasil
De 13 a 15 de abril, o cirurgião da Gastroclínica Cascavel, Dr. Gustavo Kurachi participou do I Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, no Royal Palm Plaza em Campinas, SP. O evento científico contou com a presença de convidados estrangeiros e programação de altíssimo nível. O evento científico foi promovido pelo GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória no Brasil), em conjunto com a ABCD (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn).
“É importante que nós, coloproctologistas, estejamos em constante atualização e contato com entidades como o GEDIIB E ABCD, prestigiando seus eventos e trocando experiências. A realização deste I Congresso foi excelente, contou com convidados nacionais das principais instituições que tratam a doença inflamatória intestinal no Brasil e um convidado internacional. Podemos antecipar que novas drogas para o tratamento das DII estão chegando ao país com boas perspectivas em seus resultados. O acompanhamento está ficando cada vez mais efetivo, devido a novos exames, marcadores e medicamentos”, esclareceu Dr. Gustavo.
O especialista explicou que a causa para as doenças inflamatórias intestinais ainda não é definitiva, mas que a genética é um fator significativo.
“É importante destacar também, que a doença aparece e se agrava devido ao meio em que vivemos e a forma com a qual vivemos, não seguindo uma rotina saudável. O tabagismo é um fator agravante, principalmente na doença de Crohn”, relata.
A boa notícia, de acordo com Dr. Gustavo, é que pesquisadores da Unicamp detectaram vários alimentos, chamados funcionais que podem ajudar tanto na melhora da inflamação quanto na nutrição dos portadores desta doença.
“A doença inflamatória intestinal é mais comum do que se pensa. Trata-se de uma doença grave que pode causar um grande impacto no bem-estar da população, em suas atividades laborais e na qualidade de vida, mas quando detectada e tratada adequadamente, possibilita uma vida normal”, finaliza.
Fonte/Imagem: Assessoria de Comunicação Gastroclínica Cascavel