Afinal, o que é azia?
Provavelmente, você já sentiu uma queimação desconfortável depois de consumir em excesso alimentos gordurosos. Muitas pessoas confundem a azia com uma doença, mas, na verdade, é um sintoma que pode surgir em um fato isolado ou com frequência. Quando o problema começa a virar rotina, a azia vira um sinal de alerta, como um sintoma de alguma doença no organismo, como o refluxo gastroesofágico. Para entender melhor o assunto, vamos dar algumas informações úteis sobre a azia.
O que é azia?
A azia nada mais é do que uma sensação que vem do traseiro de um osso situado no lado anterior do tórax, o esterno. O problema causa uma dor que na maior parte das vezes atinge o peito e pode se propagar para a garganta ou o pescoço. Em alguns casos a azia é associada à indigestão ou ao refluxo gastroesofágico.
Quais as causas da azia?
As causas do problema são variadas. Fatores como comer muito rápido, consumir alimentos muito temperados ou gordurosos e ingerir bebidas como refrigerantes tipo cola e café ajudam no surgimento da azia. Entretanto, a maior causa para uma azia em excesso é o refluxo gástrico. Normalmente, quando a bebida ou o alimento entram no estômago, o órgão que faz a separação entre o estômago e o esôfago, fecha. Se isso não ocorrer da forma correta, todo o material do estômago reflui para o esôfago. A consequência? O órgão fica irritado, o que provoca a azia.
Quais os principais sintomas?
A azia causa na pessoa sintomas como uma sensação desconfortável de aperto no canto de trás da garganta ou na região do peito. Algumas pessoas ainda relatam um sabor ácido ou amargo na boca. Outros sintomas podem ser citados, como tosse, arrotos além de uma dor no peito. Vale citar que na gestação a azia é muito comum por causa do crescimento do feto, que chega a empurrar o estômago para cima, o que facilita o refluxo do material gástrico para a área do esôfago.
Como evitá-la?
Mudar a rotina alimentar é uma das melhores formas de prevenir a azia e seus sintomas. Fuja do café, bebidas alcoólicas, bebidas gasosas, alimentos gordurosos e molhos cítricos. Faça refeições frequentes e menores. Se você fuma e pretende largar o cigarro tem mais um motivo. Você sabia que o tabagismo é um dos maiores causadores do refluxo gástrico? E não se esqueça de sempre manter a calma. Isso porque, o estresse também pode desencadear a azia.
Quando ir ao médico?
Quando a azia é frequente e dura mais do que três dias seguidos, chega o momento de marcar uma consulta com seu médico, que indicará a realização de exames e depois o tratamento certo para seu caso. Geralmente, o profissional consegue diagnosticar a azia somente com um breve relato dos sintomas. Procure não se tratar por conta própria, pois isso pode ser prejudicial para sua saúde.
A azia é um desconforto que muitas pessoas sentem, seja por conta de algo que comeu e não caiu bem ou por causa do uso de um medicamento, por exemplo. Se o quadro persistir, o mais recomendado é procurar ajuda médica. Não se preocupe, a azia pode ser tratada com procedimentos simples, para que você retorne a sua rotina o quanto antes.
Quer conferir mais informações sobre refluxo? Veja nosso post sobre o assunto!
E você já sofreu de azia? Quais foram as causas? Comente e ajude os outros leitores que possuem o mesmo problema.